12 de março de 2013

A Recompensa da Honra

         Hoje estava vendo uma foto no “facebook” e me lembrei de tantas coisas que me falam de honra, e voltei-me para o livro do  John Bevere - "A recompensa da Honra – como atrair o favor e a benção de Deus", lembrando como fui abençoado ao lê-lo. Acredito que Deus me levou a meditar neste livro, e meditar aqui, tem o seu sentido puro da palavra “ruminar”, isso mesmo, meditar significa mastigar de novo, quantas vezes forem precisas.

         A Bíblia diz em II Jo 8 para termos cuidados  para que não destruamos o fruto do nosso trabalho, antes sejamos recompensados  plenamente.

         Em toda Bíblia vemos Deus recompensando as pessoas por algo feito (seja bom ou mau). Aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que ele é recompensador. Em Gênesis Ele diz a Abraão que ele será recompensado. Em Apocalipse Ele diz que recebermos a recompensa. Existem momentos porém, que devemos tomar cuidado para não perder a recompensa de Deus coo aconteceu com Adão e Eva. Em Apocalipse Deus diz para “guardar o que tem para ninguém possa roubar de você”!

         Receber um galardão, uma recompensa, não depende só de Deus. Também não depende só de oração e jejum. A honra não só à Deus, mas para com as pessoas, tem o poder de desatar esta recompensa de Deus. A honra é um pré-requisito para você ser abençoado. Em Provérbio 3.9-10 diz: “Honra o Senhor com teus bens e com as primícias de toda sua renda e se encherão fartamente os teus celeiros e trasbordarão de vinho os teus lagares”.

         A palavra de Deus é muito clara ao falar de Honra. Em I Samuel Deus diz “Eu honro os que me honram e desprezo os que me desprezam”. No reino de Deus é assim, tudo que fazemos, volta! Em Mateus diz para não julgarmos, porque se fizermos isso, sermos julgados. Em outras palavras Jesus estava dizendo “tudo que você quiser que o homem te faça, faça você a ele”. Isto é um princípio no reino de Deus, assim como a honra é um caminho que libera a recompensa.

         A palavra honra vem do termo grego “Timê” que significa a avaliação do preço pago recebido ou o valor dado a alguém pelo oficio que tem.

         Além de entender que a honra libera a recompensa, precisamos entender que existem três níveis para receber a honra. Você pode receber a honra por completo, pode receber parcialmente ou pode não receber nenhuma honra.

         Em Lucas 5.17-26  vemos a história de um rapaz que chegou atrasado no culto e saiu antes de terminar mas recebeu sua recompensa, mas os fariseus não receberam porque não deram honra. No início do texto vemos a palavra dizendo que “O poder está com ele para curar”. O poder não chegou junto com o rapaz. O poder estava ali desde o início do culto, mas os fariseus não recebiam nada por falta de honra.
Quando Jesus voltou a sua cidade para ali operar maravilhas, muitos se escandalizaram porque conheciam Jesus. E o interessante é que em Marcos 6.1-6 não diz que Jesus não quis curar muitos enfermos, mas diz que ele não pôde, porque faltou honra. Ele não reclamou da falta de fé, ele reclamou da falta de honra. Jesus coloca a incredulidade em outro patamar. Não adianta você crer se não der honra. Parte da cidade recebeu sua recompensa. Aqui temos uma recompensa parcial. Jesus está cobrando honra.

         Existem momentos que mesmo que o ambiente diga não, você recebe recompensa por completo. Em Mateus 8.5-10 temos a história do centurião, e o momento em que Jesus coloca esse centurião acima de todos os heróis da fé que nós conhecemos. Ele diz que nunca viu fé de tal tamanho. O que esse homem faz na verdade é honrar! Quando ele diz, eu não sou digno, eles está dizendo: “eu sou um centurião romano de uma alta patente militar com voz de comando com um batalhão com mais de 100 mil soldados. Um cidadão romano conquistador falando com um judeu que é conquistado. Mas eu entendo que diante de você eu não sou nada e eu me rebaixo para que você exerça autoridade que lhe foi concedida por Deus, sobre mim”. Os milagres não são liberados somente onde há fé, mas onde há honra!

         Trazendo esse pensamento para o lado humano. Em I Samuel 1.12-17, encontramos a história de Ana orando ao Senhor no templo e Eli dizendo a ela que não se embebedasse. Quando ela diz que não estava bêbada, mas estava orando ao Senhor o sacerdote Eli a abençoou, pois ele tinha a unção para abençoar. E a benção vinda de um sacerdote era a confirmação da benção de Deus. Mas o que encontramos aqui não é um sinal de fé ou de benção vinda de alguém, mas é um sinal de honra.

         No lugar de Ana, se fosse outra mulher nos dias de hoje iria brigar e responder Eli, dizendo: “Quem é você para falar isso comigo, olhe sua vida, olhe seus filhos, olhe o que você tem feito”, mas Ana reage com honra “Não meu senhor” (ela se põe na posição de escrava).  Você não deve apontar os erros de alguém que seja seu líder ou autoridade constituída por Deus, pois quando você faz isso, está desonrando a pessoa e perdendo sua recompensa.

         Em Mateus 10.40-42 Jesus fala sobre a importância de não perder a recompensa. Ele fala de níveis distintos de honra. Quando nós dispensamos honra à aquele que nós enviou, recebemos a recompensa. Quem recebe alguém no nível que ele é e foi enviado, recebe a recompensa.

         Encontramos então três níveis distintos de honra: (1) Honra aos que estão acima (autoridades civis, domésticas, sociais e eclesiásticas) – Se as respostas viessem sempre com oração e jejum, nós já sabíamos o que fazer para sermos bem sucedidos. (2) Honra os que estão no mesmo nível que nós (Amai-vos uns aos outros com amor fraternal, e recebendo em honra a todos). (3) Honra aos que estão abaixo. (Filhos p. ex.) – neste tópico gostaria de lembrar que honrar pai e mãe é muito diferente de submeter-se ao coronelismo da autoridade patriarcal ou religiosidade familiar. A palavra é clara em Mateus 18.6: “Ai se alguém fizer cair em pecado este pequenino, melhor é amarra uma pedra nos pescoço e pular no mar”. Se suas atitudes tem feito os que estão abaixo de você caírem em pecado, cuidado pois Deus irá cobrar. Todo abuso de autoridade deverá passar pelo juízo de Deus. Os Existem pessoas controladoras, que exercem autoridade de forma abusiva, contra liderados, filhos, empregados e até mesmo em sua igreja, achando que pode dar ordens até em quem está acima. Devemos demonstrar honra aos que estão em baixo. E não ligue, se por acaso, você der honra de sombra e não receber nada em troca, sua recompensa virá de Deus.

         Certa vez ouvi as seguintes palavras: “Não devo procurar honra dos homens, mas honra de Deus”. Está completamente errado meu senhor. Você realmente não deve procurar honra dos homens, mas é bíblico que os homens lhe deem honra, e Deus lhe dará a recompensa. Ah! Mas a quem darei honra? A todos os homens, porém lembremo-nos das palavras de Deus, a quem devemos seguir: “Eu honro os que me honram e desprezo os que me desprezam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário